Garuva e outros municípios da região receberão sistema metereológico

Estação Meteorológica Convencional e Automática Ciram/Epagri Os municípios de Joinville, Garuva e São João do Itaperiú contarão com um serviço de monitoramento e difusão de dados agrometeorológicos. Na quarta-feira (9), às 14 horas, técnicos da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) e do Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina (Ciram), secretários municipais e representantes da Defesa Civil, discutirão, na sede da Regional, a logística de instalação dos equipamentos. 

A reunião servirá para formar um diálogo entre Governo do Estado, municípios, associações e cooperativas, a fim de traçar um plano de cooperação para a manutenção do sistema, bem como definir os locais onde as primeiras unidades serão estabelecidas. Três estações automáticas colherão dados por meio de sensores de chuva, temperatura do ar, umidade relativa do ar e molhamento foliar.

O custo dos equipamentos foi de mais de R$ 134 mil e a aquisição foi feita pelo Governo Federal, através do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). O encontro é uma iniciativa da Gerência de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Agricultura da SDR Joinville e da Epagri/Ciram.

 

Equipamentos

Estações de agrometeorologia: Mede temperatura, umidade relativa do ar, precipitação e molhamento foliar. Serão instaladas em Joinville, Garuva e São João do Itaperiú.

Estação hidrológica: Monitora precipitação e nível de rio. A cidade de São João do Itaperiú será contemplada.

Estação metereológica: Faz a medição de velocidade e direção do vento, radiação solar, precipitação, temperatura, molhamento foliar e umidade relativa do ar. O equipamento será instalado em Joinville.

 

Fonte: http://www.portaljoinville.com.br